Nova rota turística de Florianópolis com 26 praias celebra pesca artesanal; conheça
03/08/2025
(Foto: Reprodução) Rota da Tainha foi oficializada na Capital e promete manter viva a herança
O fim da safra da tainha, temporada de pesca do tradicional peixe, foi diferente este ano em Florianópolis. Além das tradicionais solenidades, foi feita, na manhã de sábado (2), a assinatura da criação de uma nova rota turística.
🐟🏖️ A Rota da Tainha, que busca celebrar a pesca artesanal, é composta por 26 praias. O reconhecimento irá viabilizar ações de divulgação, sinalização e valorização cultural destes locais, segundo a prefeitura.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Pescadores de tainha em Florianópolis
Allan Carvalho/PMF/Divulgação
Conheça abaixo as 26 praias que fazem parte da nova Rota da Tainha:
Armação do Pântano do Sul
Praia da Armação, em Florianópolis
John Pacheco/g1
A Armação é uma praia de pescadores, com muitos barcos. Ao lado direito do deck da entrada principal da praia, o mar é mais calmo. Nesse local, é onde costumam ficar os pescadores. Também há restaurantes e piscinas naturais.
Para o lado esquerdo, o mar é mais agitado. Através dessa praia, há o acesso para outra, do Matadeiro.
Barra da Lagoa
Barra da Lagoa, em Florianópolis
Mateus Castro/NSC TV
A Barra da Lagoa é um tradicional local com pescadores e moradores. O destaque fica para o canal da Barra, onde também é possível mergulhar. Na praia, o mar não é muito agitado. O local também tem restaurantes tradicionais de Florianópolis. Além disso, há sambaquis. É um ótimo local para passear e apreciar a paisagem natural e as casas e embarcações dos moradores.
No bairro, também há o Projeto Tamar, fundação que atua na conservação da vida marinha. No local, é possível ver diversas espécies de tartarugas e aprender sobre o meio ambiente.
Caieira da Barra do Sul
Caieira da Barra do Sul, em Florianópolis
Valéria Martins/g1
Fica em um tradicional bairro de pescadores no Sul da Ilha de Santa Catarina. A região também é conhecida pela maricultura.
Caiacanga
Praia da Caiacanga
Valéria Martins/G1
Também no Sul da Ilha, a Caiacanga tem mar calmo.
Campeche
Dia de sol na Praia do Campeche, em Florianópolis
Lucas Amorelli/NSC
Uma das praias mais famosas do Sul da Ilha de Santa Catarina, o Campeche tem mar agitado e é bastante procurado por surfistas. O bairro é bastante desenvolvido e oferece estrutura como supermercados, lojas e restaurantes.
Canasvieiras
Praia de Canasvieiras, em Florianópolis
Lucas Amorelli/NSC
Canasvieiras, no Norte da Ilha de Santa Catarina, tem mar calmo. No final de 2020, terminou a obra que alargou a faixa de areia dessa praia. Canasvieiras também é conhecida por ser queridinha dos argentinos.
O bairro é bastante populoso e há boa oferta de comércio, bares e restaurantes no local. Para hospedagem, há campings, hotéis e pousadas. Também é possível fazer passeios de barco.
Cachoeira do Bom Jesus
Veranistas na Praia Cachoeira do Bom Jesus
João Cavallazzi/ Arquivo pessoal
Localizada no Norte da Ilha de Santa Catarina, a Cachoeira do Bom Jesus tem mar calmo. No bairro, há comércio, restaurantes e locais para hospedagem.
Daniela
Praia da Daniela, no Norte da Ilha, em Florianópolis.
Robson Boamorte/Globoesporte.com
Uma praia de mar calmo. É uma boa escolha para famílias. A praia também já teve registro de jacarés.
Praia do Forte
Dia aproveitável ao ar livre na Praia do Forte, em Florianópolis
Mariana de Ávila/G1
Próxima a Jurerê, o destaque dessa praia é a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. O local pode ser visitado. A fortaleza é administrada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e foi construída no século 18 para proteção da Ilha de Santa Catarina.
Nesta praia, também é comum ver jacarés, no mangue que fica entre a faixa de areia e o morro com mata nativa. O local geralmente é sinalizado por guarda-vidas e os répteis não costumam sair do mangue.
Galheta
Praia da Galheta, em Florianópolis
Guilherme/Arquivo Pessoal
Mar é mais agitado. Para chegar à praia, é preciso fazer uma trilha pela Mole ou Barra da Lagoa.
Gravatá
Praia do Gravatá em Florianópolis
Edson Silva/NSC TV
Fica no Leste da Ilha e é pouco frequentada. O acesso é por trilha.
Ingleses
Praia dos Ingleses, em Florianópolis
Allan Carvalho/PMF/Divulgação
O mar não é muito agitado. O bairro é populoso e tem bastante infraestrutura, com hotéis, restaurantes, supermercados e outras lojas.
Joaquina
Praia da Joaquina, em Florianópolis
Andy Puerari/Divulgação
A Joaquina é uma praia bastante lembrada pelos surfistas. O mar é agitado e a água geralmente é fria. Na orla, há restaurantes e lojas. As dunas também são destaque, e são procuradas para a prática de esportes.
Há um costão apreciado pelos visitantes. O pôr do sol na praia também é destaque.
Jurerê
Banhistas caminhando na praia de Jurerê, em Florianópolis
Lucas Amorelli/NSC
Em Jurerê, o mar não é muito agitado. O lado Leste, conhecido como "tradicional", é mais calmo e mais frequentado por moradores.
Jurerê Internacional
Praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, em julho de 2023
Tiago Ghizoni/NSC
O lado Oeste de Jurerê, chamado de "internacional", tem os famosos beach clubs e casas luxuosas. O bairro também tem restaurantes e shopping a céu aberto.
Lagoinha do Norte
Por do sol na praia da Lagoinha, em Florianópolis
Mariana de Ávila/G1
É uma praia não muito agitado. É bastante frequentada por famílias. Há restaurantes instalados de frente para o mar.
Moçambique
Paisagem com vegetação na Praia do Moçambique, em Florianópolis
Cadu Fagundes/Divulgação
A Praia do Moçambique tem o mar bastante agitado, é preciso cuidado. Há correnteza. É um local procurado pelos surfistas. Não é uma praia muito badalada, portanto é um lugar ótimo para apreciar a natureza.
Morro das Pedras
Amanhecer na Praia Morro das Pedras, em Florianópolis, nesta quarta-feira
Odemar Andrade/ NSC TV
A praia do Morro das Pedras tem mar agitado e é bastante procurada por surfistas. Ela chegou a desaparecer em ocasiões de mar mais bravo e ressaca, quando as ondas chegaram até as casas.
Há restaurantes e um mirante. Na região, há um convento, famoso também pela arquitetura. É um bom lugar para tirar fotos.
Também é um conhecido ponto para observar baleias.
Naufragados
Praia de Naufragados, em Florianópolis
Josué Betim/NSC TV
Esta é a praia mais ao Sul da Ilha de Santa Catarina. Para chegar, é preciso fazer uma trilha, que é leve e bem sinalizada. A praia é calma e há alguns poucos restaurantes.
Pântano do Sul
Pântano do Sul, em Florianópolis
Clarìssa Batìstela/g1
O mar aqui é mais calmo. Há restaurantes tradicionais da Ilha no local. Fica no Sul da Ilha.
Ponta das Canas
Ponta das Canas, em Florianópolis
Silvio Yoshio Sato/VC no G1
Praia de mar calmo no Norte da Ilha de Santa Catarina. O bairro oferece locais para hospedagem e restaurantes próximos.
Praia Brava
Praia Brava em Florianópolis
Lucas Amorelli/NSC
Praia de mar agitado e irregular no Norte da Ilha. Bairro oferece opções de hospedagem e há restaurantes na região. É uma praia procurada por surfistas.
Prainha da Barra da Lagoa
Prainha da Barra da Lagoa, em Florianópolis
Cristiano Andujar/PMF/Divulgação
Para chegar a esta praia é preciso primeiro chegar até a Barra da Lagoa. Depois, é preciso atravessar o canal pela ponte pênsil e seguir o caminho. Essa praia é famosa por suas piscinas naturais formadas por rochas. É um lugar ideal para relaxar e observar a vida marinha.
Ribeirão da Ilha
Tempo nublado no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis
Antônio Neto/NSC TV
Um dos bairros mais tradicionais de Florianópolis, a praia do Ribeirão da Ilha tem o mar calmo. A localidade serve de moradia para muitos pescadores. A arquitetura do bairro é açoriana e muito charmosa.
O bairro também tem muitos restaurantes tradicionais que servem frutos do mar. É um local muito agradável para passear.
Santinho
Praia do Santinho, em Florianópolis
Lucas Amorelli/ NSC
O mar é agitado. Um destaque desta praia são as inscrições rupestres, que são o símbolo do local, e onde inicia uma trilha. O lugar também é onde fica um famoso resort. A praia é procurada por surfistas.
Tapera
Praia da Tapera, em Florianópolis
PMF/Divulgação
Tem águas calmas. É uma praia no Sul da Ilha que é um reduto tradicional de pescadores.
Fim da safra da tainha 2025
Em Florianópolis, o evento de encerramento da safra da tainha 2025 ocorreu no Rancho do Braceli, na Praia do Santinho, na manhã de sábado.
Este ano, Florianópolis contou com 51 embarcações licenciadas de emalhe anilhado, reunindo de 500 a 600 pescadores. A produção reportada ao governo federal chegou próxima de 400 toneladas de tainha, o que representa um impacto econômico estimado em R$ 4 milhões.
Já a técnica de arrasto de praia mobilizou mais de 1 mil pessoas distribuídas entre os 57 ranchos espalhados pela cidade.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias