Nova onda de frio em SC prevê temperaturas negativas, geada e congelamento de pistas
30/06/2025
(Foto: Reprodução) Frio intenso inicia nesta segunda (30) e segue até a quinta-feira (3). Geada na Estação Experimental da Epagri em Lages, localizada no bairro Morro do Posto
Pablo Gomes/Epagri
Os primeiros dias de julho serão marcados por uma nova onda de frio em Santa Catarina com queda brusca nas temperaturas, inclusive com mínimas negativas, e outros eventos decorrentes do clima, como geada e congelamento de pistas na Serra.
As informações constam em nota meteorológica da Defesa Civil Estadual e alertam para as baixas em todo o estado já a partir da noite desta segunda (30), com previsão de até -3ºC na Serra Catarinense.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A terça-feira (1º) será o dia mais gelado desta onda de frio nas cidades dos planaltos Norte e Sul e do extremo Oeste. Ainda há previsão de geada nestas regiões, e também no Alto Vale do Itajaí.
Há chance de congelamento de pistas nas áreas mais altas da Serra catarinense, uma das regiões mais frias do Brasil, especialmente entre a noite desta segunda e o amanhecer da terça.
⚠️❄️ Confira os destaques da Defesa Civil:
Até a tarde da quarta (2), o mar permanece agitado, especialmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas entre 2,5 e 3,0 m e picos de até 3,5 m no Litoral Sul;
No Litoral, a quarta será mais fria, com mínimas entre 3°C e 10°C;
Até a quinta, espera-se frio intenso, especialmente entre as noites e manhãs, em todo o estado;
Além do frio, há condição para geada ampla entre o Grande Oeste, Planaltos e Alto Vale do Itajaí;
Nas regiões próximas ao litoral também existe chance de registro de geada nas primeiras horas da manhã.
Confira a previsão do tempo em SC
O que esperar do inverno de 2025
O inverno deste ano, que segue até 22 de setembro, será marcado por frequência e intensidade maiores das massas de ar frio de origem polar em comparação com o outono.
A estação também traz o aumento da força e da duração dos ventos sul, potencializando sensação de frio. Outro destaque do período são os ciclones extratropicais, mais comuns e intensos nesta época. Eles favorecem a formação de ondas boas para o surfe, mas também geram ressacas e riscos à navegação.
Além disso, o inverno é propício à formação de nevoeiros marítimos ao longo da costa, especialmente nos dias em que ocorrem períodos de calor fora de época.
Apesar das baixas temperaturas, o inverno também é uma das estações mais secas do ano, especialmente em agosto.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias