Hospital São José passa a oferecer oxigenioterapia hiperbárica
23/10/2025
(Foto: Reprodução) O Hospital São José, em parceria com a empresa KN Life Care, aquiriu uma câmara hiperbárica de última geração. O equipamento estará em funcionamento no Centro Madre Teresa de Jesus Gerhardinger a partir do dia 20 de outubro, e vai possibilitar o serviço de oxigenioterapia hiperbárica de para Criciúma e região.
Fabricado pela empresa brasileira Oxy Câmaras, a novidade vai ser utilizada no tratamento de diversas condições de saúde, com uma tecnologia avançada e segura. Com investimento em inovação e segurança, a iniciativa marca um avanço na oferta de tratamentos disponíveis, tanto para pacientes do hospital quanto para a comunidade.
A câmara hiperbárica adquirida é do tipo monoplace, totalmente automatizada e reconhecida pelo menor consumo de oxigênio do mundo. Com 1,65 metro de altura, 22 centímetros de largura e 2,40 metros de comprimento, o equipamento pesa 740 quilos e possui rodas que facilitam o transporte seguro entre salas. A tecnologia permite um tratamento mais eficiente e personalizado, com monitoramento constante de cada sessão.
Segundo o diretor administrativo do Hospital São José, Cristiano Lazzarin, a parceria amplia o compromisso da instituição com a inovação e o cuidado humanizado.
— Nosso objetivo é trazer para o Centro Madre Teresa tecnologia e excelência, com base técnica consolidada e equipe médica qualificada, fortalecendo o nome do Hospital São José — afirma.
Confira algumas fotos
Segurança e tecnologia integradas
De acordo com a enfermeira estomaterapeuta Neia Belmiro, proprietária da KN Life Care e com mais de 25 anos de experiência na área da saúde, o diferencial do serviço oferece benefícios aos pacientes que vão além da tecnologia.
— Com essa parceria, o aspecto de segurança é reforçado, pois o hospital adota protocolos nacionais e dispõe de profissionais treinados. Todo o processo é continuamente monitorado, o que garante máxima segurança aos pacientes — explica.
A oxigenioterapia hiperbárica utiliza oxigênio puro em ambiente pressurizado, para acelerar a regeneração dos tecidos e potencializar o efeito de medicamentos. Entre os principais benefícios, estão a cicatrização de feridas, a redução de inflamações, o apoio na recuperação pós-operatória, o tratamento de queimaduras e infecções como osteomielite, além de auxiliar em casos de fibromialgia, anemia e complicações cirúrgicas.
O novo serviço amplia as opções terapêuticas oferecidas pelo hospital e representa um avanço significativo para a saúde da região. A expectativa é que, em até 60 dias, o serviço esteja em pleno funcionamento.
— Ele será disponibilizado a todos os pacientes, inclusive à comunidade em geral, reforçando nosso compromisso com o cuidado integral e de qualidade — completa Lazzarin.
Interessados em mais informações ou agendamentos podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431-1600.