Formando mais de 47 mil alunos, Unochapecó comemora 55 anos de história
29/07/2025
(Foto: Reprodução) Considerada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), por meio do Prêmio Inovação Catarinense, como a Instituição de Ciência e Tecnologia mais Inovadora de Santa Catarina, a Unochapecó completa 55 anos de história. Junto à busca pelo conhecimento e às inovações que guiam as mudanças da Universidade, a Unochapecó é referência em qualidade de ensino, sendo ainda a 9° instituição de ensino superior mais empreendedora do país, de acordo com o Movimento de Empresas Juniores (MEJ).
A Unochapecó celebra seus 55 anos reafirmando seu papel junto à comunidade com um recorde histórico. Em 2025, a Universidade ultrapassou a marca de 8.220 matrículas, somando estudantes de graduação presencial, graduação a distância, pós-graduação lato sensu e stricto sensu e ensino básico.
O aniversário da Fundeste/Unochapecó foi comemorado no início do mês de julho, em Sessão Solene do Conselho Superior (Consup) e Conselho Universitário (Consun), com a participação de 55 egressos de destaque na trajetória profissional e com forte contribuição para o desenvolvimento regional. O evento contou com homenagens a 26 entidades, a ex-presidentes da Fundeste e ao professor Plínio Seidler, primeiro colaborador à atingir 50 anos de trabalho na Instituição.
Mais de 47 mil egressos em 55 anos de história
A Fundeste/Unochapecó foi criada no dia 04 de julho de 1970, em assembleia geral que reuniu autoridades e lideranças representativas de 37 municípios do estado de Santa Catarina, com o propósito de estabelecer o ensino superior em Chapecó e região. O reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski, detalha os principais diferenciais da Universidade ao longo do seu processo de desenvolvimento, ao recordar que a Instituição implantou seu primeiro curso de graduação em 1972, o de Pedagogia. Depois, a Universidade passou a disponibilizar Administração, Ciências Contábeis, Português, Matemática e Estudos Sociais, adentrando novas áreas do conhecimento.
– O curso de Medicina foi um fato importante para a região, inclusive lutamos muito por esse curso aumentar seu número de vagas para continuar a sua qualidade, o seu sucesso – lembra o reitor.
Nesta caminhada, a Universidade destaca a criação do Colégio Unochapecó, que em menos de cinco anos de implantação já atingiu a terceira posição no Enem no ranking municipal. O Colégio Unochapecó apresentou neste ano um crescimento nas matrículas de 160,7% em relação a 2024.
Hoje, a Fundeste/Unochapecó desenvolve suas ações por meio da Unochapecó, Uno São Lourenço do Oeste, Colégio Unochapecó, Pollen Parque Científico e Tecnológico e Instituto Goio-En.
– Nós estamos bem felizes pelo sucesso e crescimento da nossa instituição. Ao começar a gestão, definimos três pontos principais: qualidade, sustentabilidade e crescimento. É nesse tripé que nós estamos estabelecendo as metas bastante ousadas da gestão, fazendo com que a instituição cresça, tenha um processo sustentável, mas principalmente se coloque como uma das melhores instituições do estado e do sul do país – adiciona.
Entre os cursos disponíveis em Chapecó e em São Lourenço do Oeste, são mais de 400 docentes capacitados para construir novos profissionais de excelência. Além disso, a Universidade conta com mais de 400 profissionais adicionais, entre técnicos administrativos, estagiários, monitores e menores-aprendizes.
Desde a oferta do primeiro curso de graduação, a Unochapecó já formou mais de 47 mil profissionais. Atualmente, a Instituição oferece mais de 100 cursos, entre graduações presenciais e EaD, cursos técnicos, especializações lato sensu e programas stricto sensu.
FUNDESTE UNOCHAPECO HÁ 50 ANOS TORNANDO POSSÍVEL
Divulgação
– Nos orgulhamos de ser uma instituição comunitária e hoje estarmos à frente da presidência da Associação Brasileira de Instituições Comunitárias de Educação Superior (ABRUC) e dessa forma nos posicionarmos como uma instituição capaz de levar esse modelo à frente e mostrar a qualidade que esse modelo desenvolve, principalmente nas regiões e no estado onde ele está instalado. Para nós crescermos no número de matrículas e termos mais estudantes procurando a nossa instituição é motivo de muita satisfação, pois estamos dessa forma evidenciando a nossa missão e os resultados da nossa instituição comunitária – comemora o reitor.
Em meio ao processo de expansão da Universidade, a Fundeste, mantenedora da Unochapecó, atuou no desenvolvimento regional e na capacitação de pessoas. Além da Unochapecó, a Fundação mantém o Instituto Goio-En e o Colégio Unochapecó.
Entre os destaques de atuação nos últimos anos, a entidade lembra que o Instituto Goio-En contribuiu para o repovoamento do Rio Uruguai com 3 milhões de alevinos, reforçando o compromisso com a piscicultura e o ecossistema local. Além disso, inaugurou em 2021/2022 o Pollen Parque Científico e Tecnológico, um ecossistema de inovação, catalisador de startups e empresas que fortalece o empreendedorismo em Chapecó e região. Mais de 250 empresas já passaram por ele. São 4.700 m² de área construída e 6 pavimentos que tornam o espaço um ambiente de inovação, pesquisa, desenvolvimento e networking. A Fundeste também mantém o Colégio Unochapecó, integrando educação básica ao modelo universitário, com foco em tecnologia e inovação desde cedo, com aulas do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio.
O presidente da Fundeste, Vincenzo Francesco Mastrogiacomo, destaca que desde sua fundação, a Fundeste passou por um processo de consolidação como referência na educação superior no Oeste de Santa Catarina, com sua mantida Unochapecó. No ano de 2018, a Fundeste implantou uma nova estrutura administrativa, tornando a gestão mais moderna, ágil e alinhada às demandas contemporâneas do ensino superior.
– Além disso, destacamos a implantação do modelo de Aprendizagem Baseada em Experiência (ABEx), promovendo ensino prático e inovador para os estudantes da graduação. A Fundeste/Unochapecó é atuante na educação internacional, buscando novas parcerias com instituições e oferecendo aos estudantes e professores intercâmbios de qualidade e novas experiências. Também conseguimos estreitar os relacionamentos com novos prestadores de serviços na área da saúde, por meio de parcerias com municípios da região Oeste, oferecendo os serviços clínicos realizados no campus da Unochapecó – conta Mastrogiacomo.
Universidade mira expansão das atividades e otimização do ensino
Olhando para o futuro, a Unochapecó pretende aprimorar a qualidade do ensino, além de promover o crescimento da Instituição em diversos âmbitos, oferecendo uma universidade comunitária em modelo diferente, com efetividade das estratégias na formação profissional dos futuros egressos da educação superior do Brasil.
O reitor da Universidade destaca que, com metodologia própria e patenteada, a Unochapecó proporciona condições diferenciadas para que os estudantes cheguem ao mercado de trabalho de forma mais ágil e eficiente, com competências e habilidades preparadas dentro da sua formação profissional.
Além disso, a instituição de ensino mira na expansão do Colégio Unochapecó, com previsão de lançamento, em 2026, do sexto e do sétimo período do ensino fundamental e anos finais. Para 2027, a expectativa é de lançamento das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental.
– Temos também como meta a qualificação e a busca de uma nota 6 na CAPES dos nossos programas de doutorado, que vêm se desenvolvendo de uma forma bastante efetiva, com áreas de pesquisas específicas que nos entregam resultados significativos para a região, para o país e até para, em nível geral, pesquisas que vêm sendo realizadas em nível global – completa o reitor.
Enquanto isso, o presidente da Fundeste elenca como principais objetivos a garantia do equilíbrio financeiro de longo prazo da Fundeste e da Unochapecó, com fortalecimento dos processos de captação de recursos, convênios e parcerias estratégicas. A Fundação pretende ainda investir em infraestrutura, tecnologia e inovação voltadas ao ensino, pesquisa e extensão, assim como apoiar projetos que elevem os indicadores acadêmicos e de avaliação institucional.
– Vamos manter o compromisso com o desenvolvimento do Oeste catarinense, respeitando sua história, cultura e vocações locais, aprimorar os mecanismos de governança e prestação de contas, garantir a legalidade e a ética na condução das atividades administrativas e patrimoniais, preservando a autonomia universitária e a continuidade da missão da Fundeste – conclui Mastrogiacomo, gestor da Fundação.
Saiba mais sobre a Unochapecó/Fundeste.