Consumidor em SC paga 1,5% a mais na conta de luz por causa de 'gatos'

  • 30/07/2024
(Foto: Reprodução)
Relatório é referente a 2023 e é da Aneel. Consumidor residencial paga, em média, R$ 2,22 a mais na conta por causa de furtos e fraudes na energia elétrica em Santa Catarina. Postes em Jaraguá do Sul Celesc/Divulgação O consumidor residencial paga 1,5% a mais na conta de luz em Santa Catarina por causa da "gatos", ou seja, furtos e fraudes na energia elétrica. Os dados são referentes a 2023 e constam em relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), divulgado na última quinta-feira (18). O fato coloca o consumidor catarinense em 22º lugar entre os estados em que mais se paga por "gatos". No topo da lista está a Amazonas Energia, com 13,4% a mais na conta por causa das irregularidades. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), subsidiária da energia no estado, informou que o consumidor residencial paga, em média, R$ 2,22 na conta a mais por causa dos furtos e fraudes. A Celesc explicou o cálculo para chegar a esse valor. A tarifa para o consumidor residencial é de R$ 592,96 por Megawatt-hora (Mwh), determinada pela Aneel. O percentual de 1,5% desse valor representa, em reais, R$ 8,89 por MWh, ou 1 mil Kwh. Segundo a Celesc, geralmente uma residência consome, mensalmente, 250 MWh. Proporcionalmente, ela pagaria R$ 2,22. A Celesc informou ainda que faz ações para evitar furtos de energia, como a regularização de unidades consumidoras e a retirada de fios irregulares. Por que os consumidores pagam? A Aneel considera os furtos de energia como "perdas não técnicas". São perdas evitáveis, que não estão relacionadas ao sistema elétrico, mas sim a furtos, fraudes e problemas de medição na rede da distribuidora local. O custo dos furtos entra parcialmente na tarifa do consumidor que está regularizado. A Aneel revisa as tarifas das distribuidoras, medindo as perdas técnicas e não técnicas, e repassando os custos na conta de luz de acordo com critérios de eficiência definidos para cada empresa. 🔎Ou seja: o repasse é menor caso a distribuidora não tenha gerido bem o negócio, restando à empresa arcar com a diferença entre o valor reconhecido pela Aneel e o valor real das perdas. Se agência observar o contrário, que a distribuidora tenha obedecido aos critérios definidos, o repasse será maior para os consumidores. Assim, a distribuidora é recompensada por melhorias e responsabilizada por ineficiência. ✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

FONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2024/07/30/consumidor-em-sc-paga-15percent-a-mais-na-conta-de-luz-por-causa-de-gatos.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. Uma coisa nova

Maria Marçal

top2
2. Esta tudo bem

Kellen Byanca

top3
3. Eu Não Perdi o Controle

Samuel Messias

top4
4. Cuido dos Detalhes

André e Felipe, Isadora Pompeo

top5
5. Todavia Me Alegrarei

Samuel Messias

Anunciantes