Com oportunidades para medicina, Fies oferta 1.684 vagas em SC para o 2° semestre; veja quem pode
14/07/2025
(Foto: Reprodução) Consulta de vagas na plataforma do Fies
Reprodução
Instituições privadas de ensino superior de Santa Catarina ofertam 1.684 vagas para a seleção do 2º semestre do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação (MEC) que financia bolsas de estudos a candidatos que se enquadrem em critérios de renda e sociais.
Atenção: diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos, e sim um "empréstimo". Depois de concluir a graduação, o candidato deverá quitar a dívida, em parcelas proporcionais à sua renda.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
As inscrições iniciaram nesta segunda (14) e vão até a sexta-feira (18), somente pela internet, através da página do Fies. Na plataforma também é possível consultar a oferta de vagas e delimitar a escolha por estado, município, curso e instituição de ensino.
Em Santa Catarina, são 27 cidades com vagas disponíveis, inclusive com oportunidades para medicina, um dos cursos mais concorridos do país.
As cidades catarinenses com vagas são: Araranguá, Balneário Camboriú, Blumenau, Braço do Norte, Brusque, Canoinhas, Capivari de Baixo, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Florianópolis, Guaramirim, Indaial, Itajaí, Itapema, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Navegantes, Orleans, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão e Videira.
Veja o calendário do Fies do 2º semestre:
Inscrições: 14 a 18 de julho
Resultados (pré-selecionados): 29 de julho
Complementação das inscrições dos pré-selecionados: 30 de julho a 1º de agosto
Convocação da lista de espera: 5 de agosto a 19 de setembro
Abaixo, tire suas dúvidas a respeito do programa:
Como funciona o Fies?
Por meio do Fies, é possível usar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pleitear um financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada.
Quem pode se inscrever?
Pode se inscrever o candidato que:
participou de alguma edição do Enem a partir de 2010;
alcançou pontuação média nas quatro provas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática) igual ou superior a 450, e nota superior a zero na redação;
tem renda familiar mensal bruta per capita até 3 salários mínimos.
E o Fies Social?
Fies Social é uma modalidade do programa anunciada em 2024 pelo governo com condições especiais de financiamento para alunos de baixa renda estudarem em faculdades particulares.
Nessa modalidade, os alunos mais pobres poderão chegar aos 100% de financiamento.
50% das vagas do programa são reservadas para o Fies Social. Podem pleitear o financiamento por essa modalidade estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo e inscritos no CadÚnico.
Quem é prioridade?
Além da nota do Enem, o sistema do Fies também considera a seguinte ordem de prioridade ao selecionar os alunos aprovados:
Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e que nunca tenham se vinculado ao Fies.
Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil (com todas as dívidas pagas).
Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo Fies.
Candidatos que já tenham concluído o ensino superior, por meio do Fies, com as dívidas pagas.
Quem ainda tiver débitos no programa não poderá se inscrever.
Como participar da lista de espera?
Os candidatos que não forem aprovados na chamada única, a ser divulgada em 29 de julho, estarão automaticamente na lista de espera.
Esses candidatos pleitearão as vagas não ocupadas, considerada a ordem de classificação. A pré-seleção da etapa ocorrerá de 5 de agosto a 19 de setembro.
Inscrições do Fies começam nesta segunda-feira
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias