Ciclone em SC: maré alta causa alagamentos e complica trânsito em Florianópolis
29/07/2025
(Foto: Reprodução) Maré alta causa alagamentos no Sul da Ilha, em Florianópolis
Influenciada pela atuação de um ciclone no litoral, Florianópolis amanheceu com diversos pontos alagados devido à maré alta nesta terça-feira (29). Segundo a Guarda Municipal, as regiões mais afetadas são a central e o Sul da Ilha, onde foram registrados transtornos no trânsito.
No bairro Rio Tavares, a água chegou a entrar em residências próximas da SC-405, uma das vias mais afetadas pelo fenômeno. Segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições do tempo no estado, o pico do fenômeno foi registrado pelas 4h.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
O agente da Guarda Municipal Ricardo Pastrana detalhou que o fenômeno também atinge a Avenida da Saudade e pontos da Avenida Gustavo Richard, na região central da Capital. Ele recomenda que os motoristas evitem essas áreas.
"Dependendo da altura do veículo e conforme a velocidade que ele passa, pode acabar aspirando essa água para dentro do motor. Se isso acontece, acaba fundindo o motor. Já fica o alerta. Aqui no Rio Tavares não é aconselhado. Tem também os donos das casas e comércios: veículos começam a passar em velocidade alta, formando ondas que invadem as casas, que são baixas", disse à NSC TV.
Uma mulher que mora próximo a SC-405, uma das principais vias de acesso ao Sul da Ilha de Santa Catarina, também contou à NSC TV que acordou às 4h com água em casa. "A gente foi levantando tudo, os colchões, a máquina".
No bairro Rio Tavares, o morador Diego relatou ao Bom Dia Santa Catarina a situação na casa onde vive, na Servidão Manoel Guimarães. Ele diz que a água começou a invadir por volta de 4h e surpreendeu a família.
"A geladeira teve curto na hora em que estávamos tirando a água com balde. Corri para tirar da tomada. Os lençóis e cobertas foram colocados como contenção. Agora é esperar baixar", conta.
A Defesa Civil alerta para mar agitado ao longo desta terça-feira, com risco de ressaca, com ondas que variam entre 3,5 metros e 4 metros no litoral, podendo alcançar até 5 metros no Sul e na Grande Florianópolis. Os valores podem chegar a 6 metros em alto mar.
Maré alta no Rio Tavares, em Florianópolis
Carol Fernandes/ NSC TV
Maré alta no Rio Tavares, em Florianópolis, nesta terça-feira (29)
Carol Fernandes/ NSC TV
Ciclone
Influenciadas pela atuação de um ciclone no litoral, Santa Catarina sofre desde segunda-feira (28) com rajadas de vento que chegaram a quase 100 km/h em cidades de várias regiões. A ventania fez árvores e carros balançarem e causou danos na rede elétrica.
Veja ocorrências causadas pelo ciclone em SC
A Defesa Civil emitiu alerta para risco de destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica. No mar, há a previsão de mar agitado e ondas que podem superar os 5 metros de altura.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias