Ciclone em SC: força da água destrói galpões e leva moradores a quebrar paredes para salvar barcos
29/07/2025
(Foto: Reprodução) Força da água do mar assustou pescadores da Praia do Cardoso, em Laguna
A força da água do mar assustou pescadores da Praia do Cardoso, em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, na noite de segunda-feira (28). A região é bastante afetada pela atuação de um ciclone extratropical na costa. Segundo a Defesa Civil municipal, foi necessário quebrar paredes de ranchos de pesca para salvar oito embarcações.
Os ranchos são estruturas à beira-mar usadas para armazenar barcos e equipamentos de pesca. Imagens feitas pelo surfista João Baiuka, proprietário de uma pousada na região, mostram a água batendo com força nas estruturas, ao som do vento forte. "O mar é um monstro", diz (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A pesca representa o maior potencial econômico da comunidade, conhecida como Farol de Santa Marta.
Karoline Martins, coordenadora de Defesa Civil de Laguna, detalha que algumas paredes foram quebradas com marreta, e portas dos fundos foram puxadas com ajuda de caminhonete. As equipes receberam ajuda de populares.
"Por conta da maré alta, foi necessário intervenção e retirada das embarcações pelos fundos. Defesa Civil de Laguna, Jaguaruna e Regional colaboraram fortemente com os pescadores em uma força-tarefa madrugada a dentro, utilizando equipamentos e força manual para salvar as embarcações e o sustento das famílias", informou a coordenadora.
Leia também:
Ciclone agita mar no país, temperatura desaba e regiões têm chance de neve e geada
Ciclone em SC: maré alta causa alagamentos e complica trânsito em Florianópolis
"Os ranchos que a caminhonete não pôde acessar pelos fundos precisaram fortemente criar barreiras nas portas e torcer que o mar desse trégua, pois essas não havia como salvar", comentou.
Todas as embarcações foram salvas, informou Karoline nesta terça-feira (29). Houve prejuízos relacionadas às estruturas dos ranchos.
Força da água atinge ranchos de pesca durante ciclone em Laguna (SC)
@joaobaiukafarol/ Redes sociais/ Reprodução
Ciclone
🌀Os ciclones extratropicais são sistemas de baixa pressão atmosférica – regiões causadoras de tempo adverso em grande escala – que surgem normalmente em latitudes médias. Eles são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria).
Nesta terça, o ciclone começa a se afastar, mas ainda influencia o tempo no país.
🌊 A Defesa Civil alerta para mar agitado ao longo do dia, com risco de ressaca, com ondas que variam entre 3,5 metros e 4 metros no litoral, podendo alcançar até 5 metros no Sul e na Grande Florianópolis. Os valores podem chegar a 6 metros em alto mar.
Influenciadas pela atuação de um ciclone no litoral, Santa Catarina sofre desde segunda com rajadas de vento que chegaram a quase 100 km/h em cidades de várias regiões. A ventania fez árvores e carros balançarem e causou danos na rede elétrica.
Força-tarefa ajudou a salvar embarcações durante avanço do mar em Laguna (SC)
Defesa Civil de Laguna/ Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias