Câmera em escola flagra 3 chuvas de meteoros na mesma noite em SC; VÍDEO
01/08/2024
Filmagem foi feita na madrugada de quarta-feira em Chapecó, enquanto a Terra passava, ao mesmo tempo, pela órbita de três cometas diferentes. Câmera flagra meteoros de 3 chuvas diferentes em Chapecó, SC
Uma câmera de uma escola de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, flagrou três chuvas de meteoros diferentes na madrugada de quarta-feira (31).
A passagem dos meteoros ocorre todos os dias, a todo o tempo, segundo o professor Carlos Rutz. Integrante de um grupo de cientistas-cidadãos, chamado Exoss, que registram e estudam os meteoros, ele explica que nesta madrugada, no entanto, a Terra passou, ao mesmo tempo, pela órbita de três cometas diferentes.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
"Mas existem noites especiais, que ocorrem quando a Terra passa pela órbita de um cometa, atingindo, assim, os seus detritos. Esses detritos entram na atmosfera terrestre em velocidades incríveis e, pelo atrito mesmo, causam a sua queima. Esse fenômeno se chama meteoro", explicou.
Imagem sobrepõe as diferentes trajetórias de meteoros flagradas por câmera em Chapecó
EXOSS/Divulgação
O vídeo foi feito entre 0h20 e 4h20. A câmera flagrou as seguintes chuvas de meteoros:
Delta Aquáridas do Sul - só pode ser vista no Hemisfério Sul. Na imagem sobreposta, são esses registros quase verticais e bem finos.
"São meteoros mais rápidos, de 40 km por segundo. Então eles queimam durante mais tempo, com mais velocidade e acabam registrando ou ficando no registro mais alongados assim", disse o professor.
Alpha Capricornídeas - pode ser vista nos dois hemisférios. Na imagem sobreposta, são os meteoros com trajetórias menores que seguem um sentido próximo ao da estrela (que parecem pontos brancos na imagem).
"São meteoros que têm uma velocidade de 24 km por segundo, então eles acabam queimando num lugar mais pontual, digamos assim, e geram esse registro menor", explicou o professor.
Perseidas - melhor vista no Hemisfério Norte, mas também pode ser vista no Sul. Na imagem sobreposta, são os poucos que são quase horizontais e um pouco mais compridos do que os da Delta Aquáridas Sul.
"É uma chuva de meteoros que está começando, está chegando no seu pico, vai chegar lá no dia 12 de agosto. Lá a gente vai ver esse padrão de meteoros", completou Rutz.
O que é um meteoro?
É qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente, os meteoros são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passarem de um metro, são chamados de asteroides.
Como ver meteoros?
O professor deu dicas para quem quiser observar meteoros.
🔭 Não é preciso instrumentos como telescópios ou binóculos. Um olhar atento já basta;
🚫📱💡É preciso evitar fontes de luz, como o celular e outros objetos luminosos. "Isso vai acostumar o seu olho a ver melhor. Um contraste pouco luminoso num céu escuro, digamos assim, e você tem a maior chance de ver meteoros";
🌙A Lua pode atrapalhar. "As fases onde a Lua é menos brilhante, o disco está menos iluminado, são melhores para observação de chuvas e meteoros, de meteoros inclusive, e de chuvas e meteoros".
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias