Cadela que atuou em Brumadinho e enchentes do Sul se aposenta do Corpo de Bombeiros em SC
13/07/2025
(Foto: Reprodução) Cadela que atuou em Brumadinho e enchentes do RS se aposenta do Corpo de Bombeiros de SC
🐾Com faro apurado e um coração gigante, a cadela Zaara se aposentou oficialmente do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) neste domingo (13), após mais de nove anos dedicados a missões de busca e resgate.
Ela foi dupla do sargento Carlos Alexandre de Souza, em Brusque, no Vale do Itajaí. Ao longo da carreira, Zaara participou de grandes operações de resgate, como:
O desastre de Brumadinho (MG)
As chuvas em Petrópolis (RJ)
As enchentes em Pernambuco
Três missões no Rio Grande do Sul
O ciclone bomba em Presidente Getúlio e Rodeio (SC)
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Zaara é uma labradora treinada desde os três meses de idade. Aos dois anos e meio, após um intenso período de preparação, conquistou sua certificação e passou a atuar como “bombeira de quatro patas” ao lado do sargento De Souza.
Ela também foi a primeira cadela de resgate da segurança pública no Brasil autorizada a embarcar em voos comerciais com seu condutor durante missões.
A partir de agora, Zaara vai curtir a aposentadoria longe das operações de campo, e deve atuar em projetos sociais e na Terapia Assistida por Animais, sempre ao lado do sargento, com quem vive desde o início da carreira.
Zaara é uma labradora, treinada desde os três meses para atuar como "bombeira de quatro patas".
CBMSC
LEIA MAIS:
Cena rara: filhote semialbino de baleia-franca é flagrado ao lado da mãe no litoral de SC; VÍDEO
Idosa emociona ao entregar bolo a policiais que faziam blitz em SC, e vídeo viraliza
Bombeiros de 4 patas
Na imagem, o binômio Cabo De Souza e Zara, de Brusque.
CBM/Divulgação
A cadela Zaara é irmã de Chewbacca, Barney e Bravo, cachorro que integrou a primeira equipe catarinense a ir a Petrópolis. Os quatro são filhos de Ice, cão guarda-vidas aposentado em 2018.
A cadela também foi notícia após ser picada por uma cobra durante as buscas por uma idosa em Campo Alegre, no Oeste catarinense. Zaara recebeu soro antiofídico.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias