Brasileiros relatam emoção ao ver de perto anúncio de Leão XIV no Vaticano: 'Todos aplaudindo e orando'
08/05/2025
(Foto: Reprodução) De férias na Itália, médica Juliana Castro relatou ter visto pessoas de diferentes idades vibrando com o anúncio do novo líder da Igreja Católica. Família é de Santa Catarina. Catarinenses presenciaram anúncio do novo papa na Praça São Pedro
Arquivo pessoal
Uma família de Santa Catarina se emocionou ao ver de perto o anúncio do novo papa Leão XIV nesta quinta-feira (8). De férias na Itália, o grupo se juntou à multidão na Praça São Pedro, no Vaticano, e ouviu o discurso do norte-americano de 69 anos, que falou sobre paz e uma Igreja Católica missionária.
A médica Juliana Castro, em viagem programada no país com o pai e a madrasta, relatou ter visto pessoas de diferentes idades vibrando pela escolha do novo líder da Igreja Católica. Ela espera que o papado dê continuidade ao legado de Francisco.
"Somos católicos, mas não imaginávamos quem seria o novo papa. Esperamos que ele mantenha o legado do papa Francisco que sempre priorizou pela paz e os menos favorecidos", comentou.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Juliana é natural de Lindóia do Sul, no Oeste de Santa Catarina, mas vive em Guarapuava (PR). Já o pai e a madrasta moram em Florianópolis.
Os três foram para a Itália para assistir a um torneio de tênis e acompanhar a corrida de Fórmula 1 em Ímola. Quando souberam que o conclave coincidiria com as datas da viagem, colocaram o Vaticano como destino do dia.
"Foi maravilhoso ver tantas pessoas de todas as idades e de tantos países à espera do novo papa. Tinham aproximadamente 40 mil pessoas festejando na praça de São Pedro, todos aplaudindo e orando nesse momento tão especial", conta.
O cardeal americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro papa norte-americano da história e o primeiro vindo de um país de maioria protestante. Ele foi escolhido por pelo menos 89 dos 133 cardeais – dois terços dos eleitores do conclave – e será o sucessor do papa Francisco na Cátedra de São Pedro (veja mais abaixo).
Após ser anunciado pelo cardeal Dominique Mamberti, Leão XIV apareceu na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e fez seu primeiro discurso como papa.
"Queremos ser uma igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem", disse.
Leia também:
Quem é o novo papa? Conheça Robert Francis Prevost, o Leão XIV, sucessor de Francisco
Veja o que o novo papa pensa sobre imigração, bênção para casais gays e pena de morte
Leão XIV: veja o que já disse o novo papa sobre pena de morte, o vice-presidente dos EUA, racismo e ordenação de mulheres
Quem é Leão XIV
Apesar da origem norte-americana, Prevost construiu grande parte de sua trajetória religiosa na América Latina, especialmente no Peru. Foi lá que se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana.
Ao ser eleito, ocupava duas funções importantes no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.
De perfil discreto e voz tranquila, Prevost costuma evitar os holofotes e entrevistas. No entanto, é visto como um reformista, alinhado à linha de abertura implementada por Francisco. Tem formação sólida em teologia e é considerado um profundo conhecedor da lei canônica, que rege a Igreja Católica.
Saiba quem é Robert Francis Prevost, o novo Papa Leão XIV
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias